n e x t i m a g e m >> 

O Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem (NEXTimagem), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, atuante desde 2008, tem como principal objetivo estimular a reflexão e produção sobre/de imagens a partir de um ponto de vista sócio-antropológico.

Nextimagem é um espaço de discussão, realização e produção de imagens no âmbito da antropologia.


O NEXTimagem é, eminentemente, um espaço de busca por linguagens capazes de formular novas possibilidades para veicular o conhecimento através de imagens nas Ciências Sociais. O NEXTimagem se dedica a pensar a especificidade da narrativa imagética na produção do conhecimento antropológico e avaliar suas potencialidades e limitações frente à narrativa textual. Partimos do pressuposto de que a produção imagética assume um papel produtivo e 'colaborativo' no discurso etnográfico. As imagens não são simplesmente um modo de ilustrar ou evidenciar um texto escrito considerado propriamente como etnográfico: elas são resultados de encontros etnográficos e de perspectivas teóricas. Filmes e fotos são também produções de etnografia e não, necessariamente, um produto da 'Antropologia Visual' - desta forma, entendemos etnografia no seu sentido pleno, enquanto um dispositivo de apresentação de perspectivas teóricas e modos de conhecimento. Os filmes, assim como os ensaios fotográficos, são construções de conhecimento etnográfico ao explicitarem sempre a perspectiva teórica de seu autor e, por isso, não podem ser tomados enquanto um objeto imagético isolável de uma pesquisa. Por este motivo, não tratamos da imagem etnográfica enquanto um 'gênero' com fronteiras definidas e pressupostos homogêneos - tratamos, sim, de uma dimensão da produção imagética que nos reenvia a questões cruciais sobre o modo como se produz o conhecimento na Antropologia.

Coordenação

Marco Antonio Gonçalves

CV Lattes

Academia.edu

Eliska Altmann

CV Lattes

Tatiana Bacal 

CV Lattes

Pesquisadores

Juliana Loureiro - Doutoranda em Antropologia e Mestre em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nos campos temáticos e etnográficos da antropologia visual, das religiões de matriz africana, da política e do meio ambiente; com populações tradicionais (pescadores, ribeirinhos e quilombolas). Antropóloga e Diretora de documentários (Humano Mar, Maniva Dá Vida, Nas Redes do Dendê, Entre Oiteiro e Santa Rosa), com experiência profissional na coordenação de estudos socioambientais, projetos de educação ambiental e oficinas de cinema.

Lattes

Vinicius Volcof Antunes - Formando em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) em 2016, atualmente realiza mestrado em Sociologia e Antropologia pela mesma instituição (PPGSA/UFRJ). Possui experiência em pesquisa com imagens históricas, como pesquisador-júnior da Fundação Biblioteca Nacional entre 2015-2016, investigando anúncios comerciais em periódicos cariocas durante os projetos de modernização da Primeira República; além de experiência em crítica de cinema, escrevendo atualmente para o site Cinema com Rapadura e periódicos.

Lattes

Alexandre Loreto De Mello - Bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Sociologia pela UFRJ. Mestre em Sociologia com ênfase em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS/UFRJ), tendo desenvolvido uma análise antropológica da publicidade. Atualmente cursa o doutorado em Antropologia pelo mesmo programa. Possui interesse pelas temáticas da imagem, publicidade e consumo a partir do campo mais amplo da relação entre pessoas e coisas. 

Lattes

Maria José Villares Barral Villas Boas - Doutoranda em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 2018), sou mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2016), tenho bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais com concentração em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (2013 e 2011, respectivamente), e bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Centro Universitário Jorge Amado (2009).

Lattes

Ana Carolina Carvalho de Almeida Nascimento -Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia PPGSA/ IFCS/UFRJ. Mestre pela mesma instituição, com a dissertação "O sexto sentido do pesquisador: a experiência etnográfica de Edison Carneiro". Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense. Realiza pesquisas nas áreas de Antropologia e História, nos campos da cultura popular; literatura popular; patrimônio cultural e memória; coleções, arquivos e museus; história dos estudos de folclore no Brasil.

Lattes

Julia Sá Earp de Castro- Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS) desde 2018. Bacharel em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de pós-Graduação da Puc-rio (2017). Em 2016 vinculou-se ao núcleo de Pesquisa em Inovação e Processos Artesanais (PPGARQ) e ao Laboratório de Estudos Socioambientais (PPGCIS) desenvolvendo sua pesquisa no campo interdisciplinar da Arquitetura e Antropologia para a construção da dissertação intitulada " Processos que tecem corpos: Uma busca pela compreensão da casa Mebêngôkre (Kayapó)", defendendo-a em 2017. Atualmente é integrante do Laboratório de Design e Antropologia (LADA) da Esdi. Em sua pesquisa no doutorado dá continuidade às investigações iniciadas no mestrado com interesse sobre as transformações da casa Kayapó no cenário contemporâneo desta cultura.

Lattes

Marcio Nogueira Paixão - Mestrando em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013) com bolsa sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal (2011/2012). Fotógrafo pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e pela Sociedade Fluminense de Fotografia. Documentarista com passagem pelo Observatorio Escuela de Cine Documental na Argentina, e pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Dirigi e roterizei os curtas 16m² ( 2014), Uma Terra de Todos (2017), O Rui Resiste! (2017) e o mais recente, É a Minha Voz que Você Tem que Ouvir (2018).

Lattes

Raquel Tavares de Lima -  Formada em comunicação social pela UFRJ com qualificação em publicidade afirmativa pela Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), do Observatório das Favelas. Entre 2013 e 2014, foi bolsista da CAPES nos Estados Unidos, onde frequentou o curso de Estudos em Comunicação da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo. No mesmo período também trabalhou no museu de arte contemporânea Albright-Knox Art Gallery.Durante a graduação, foi bolsista de pesquisa na Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, onde colaborou com o projeto especial de 40 anos de 1968. Foi bolsista do Nucléo de Solidariedade Técnica (Soltec) da UFRJ durante os anos de 2015 e 2016 atuando como facilitadora de oficinas de comunicação comunitária e editora de textos. Atualmente é mestranda em Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e desenvolve pesquisa sobre imagem e arte. 

Lattes

Luiz Henrique Peixoto - Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em pintura pela UFRJ. Graduação em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Tiradentes. Graduação em Ciências Sociais pela UFRJ. Já foi Professor substituto na Escola de Belas Artes da UFRJ e no Curso de Licenciatura em Artes da UFRRJ. Tem experiência na área de artes, comunicação e cultura com ênfase em artes plásticas, publicidade e design, vídeos, documentários e na elaboração e desenvolvimento de projetos sociais. 

Lattes


Nextimagem. Largo de São Francisco de Paula 1. Centro. Rio de Janeiro-RJ Sala 419.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora